blogger cinéfila

Os 10 filmes de ficção científica mais intrigantes do século XXI

08:03 Ariana Duarte



Tudo bem?! Como toda segunda aqui no blog o tema é variedades e ultimamente venho falando de filmes (devido ao Oscar), o texto de hoje não é meu. O texto é do meu querido marido Felipe Maurício. Não esqueçam de deixar seu cometário!

Beijos!




Os 10 filmes de ficção científica mais intrigantes do século XXI

Filmes de ficção científica são fabulosos em sua essência: exploram possibilidades infinitas utilizando a ciência (muitas vezes com certa liberdade narrativa e poética) como elemento fantástico. Utilizando como parâmetro os filmes do gênero lançados nesse século - o vigésimo primeiro da era cristã, que teve início no dia 1 de janeiro de 2001 - aponto os 10 filmes mais intrigantes na minha humilde e cinéfila opinião:


1) Prometheus (2012)



Admito que poucos filmes de ficção científica são capazes de nos deixar atônitos e tão encantados, não só por apresentar efeitos visuais tão impactantes, atores de ótimo nível e uma história tão fascinante; mas sim por tratar-se da busca em um labirinto perigoso e fascinante pela origem da vida humana na Terra. Muitas pessoas assistiram "Prometheus" apenas como o prelúdio de Alien, cujo diretor e idealizador Ridley Scott é o grande responsável por ambos os filmes. Mas posso afirmar que o filme vai muito além ao narrar uma missão espacial em busca de respostas sobre a origem da humanidade, e como era de se esperar, estas respostas não são apresentadas de forma simples, cabendo ao público a reflexão e a conclusão.


2) Interestelar (2014)


Após assistir "Interestelar" posso afirmar categoricamente que Christopher Nolan é um dos diretores de cinema mais ousados da atualidade, e de certa forma talvez possamos compará-lo com Steven Spielberg nos anos 80 e Quentin Tarantino nos anos 90. Neste filme, o cineasta aborda um tema complexo, que envolve desde viagens espaciais, buracos de minhoca, buracos negros, além da própria relatividade do tempo e espaço. Teorias bem comuns para estudiosos e admiradores de física espacial, no entanto, extremamente complexas de serem desenvolvidas no cinema, e daí vem a grande ousadia de Nolan: explorar uma situação em que todas essas teorias possam ser dissecadas, ponto a ponto, criando uma harmonia quase perfeita entre a história do filme, as emoções e perspectivas dos personagens e o contexto no qual essas teorias são apresentadas.


3) Distrito 9 (2009)


"Distrito 9" é um filme muito mais profundo do que parece: trata-se de uma metáfora do comportamento humano e corporativo de subjugar e querer, a todo custo, dominar e levar vantagem de situações desfavoráveis de outrém. O diretor Neil Blomkamp narra a chegada de uma nave alienígena em Joanesburgo, na África do Sul, com um grupo de milhares de aliens. Em sua situação de risco eminente, eles são confinados a um acampamento para refugiados e são submetidos ao descaso e à exploração. Há uma singularidade chocante ao comparamos o filme aos fatos ocorridos durante o apartheid, evidenciando a crueldade e a estupidez humana como responsáveis pelos mais vergonhosos fatos históricos.


4) Filhos da Esperança (2006)


Alfonso Cuaron dirige o filme que é baseado no romance The Children of Men, de P. D. James, e narra um futuro caótico onde a humanidade sofre com um surto de infertilidade, fazendo com que a sociedade fique a beira de um colapso. "Filhos da Esperança" é um filme que não recebeu a devida notoriedade, tampouco fez sucesso comercial, talvez por lidar com um tema que não seja necessariamente preocupante para  maioria das pessoas, mas o filme tem um roteiro incrível e as atuações de Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine são impecáveis, e o resultado de tudo isso não poderia ser outro a não ser um filme extraordinário.


5) Sunshine - Missão Solar (2007)


Filme de ficção científica de Danny Boyle - celebrado cineasta de Trainspotting, Cova Rasa, Quem quer ser milionário, entre outros - aborda uma possibilidade distante, porém muito perturbadora. Em um futuro não tão distante, o sol perdera grande parte de sua força e lentamente começa a morrer, condenando toda vida terrestre. Sendo assim, um grupo de cientistas parte da Terra em direção ao sol travando uma longa jornada com a missão de tentar de reativar a potência da estrela utilizando uma bomba atômica de proporções inigualáveis. Não importa quanta expectativa você crie para esse filme, ele ainda assim irá lhe surpreender, por mérito de Boyle e sua incrível capacidade de "estarrecer" (leia-se encantar) o público.


6) Outra Terra (2011)


Pretensioso e instigante, o filme do cineasta Mike Cahill é extremamente bem narrado e a evolução da trajetória dos personagens demonstra uma carga dramática filosófica bem incomum para um filme de ficção científica, cujo principal apelo é a possibilidade de haver um outro planeta Terra, que por todo o tempo esteve tão próximo e insondável. Mas o que torna o filme realmente intrigante é a descoberta que este outro planeta é uma cópia extremamente fiel ao nosso, inclusive sendo possível que exista uma outra pessoa que nasceu no mesmo dia em que você, possui o mesmo nome, a mesma história de vida e a mesma aparência, ou seja, um outro você.


7) A Origem (2010)


A mente humana continua sendo insondável, mas no filme de Christopher Nolan toda ação se passa na mente através de sonhos induzidos. A barreira entre as perspectivas de realidade, tempo e construção subjetiva de espaço é fascinante e muito bem desenvolvida no filme. Leonardo DiCaprio interpreta um especialista em invasão de sonhos para roubar informações e, eventualmente, construir memórias ou sentimentos, o que faz com que tudo se torne ainda mais interessante.


8) O Homem da Terra (2007)


Talvez o filme mais controverso desta lista. O filme diferencia-se dos demais pela sua inanição e pela ausência de efeitos visuais que impactem com as ideias e situações apresentadas durante o filme. Mesmo assim, "O Homem da Terra" é um filme fantástico e para quem o assiste é quase impossível de abandoná-lo em qualquer parte da sua narração. O filme narra a despedida de John Oldman, um professor universitário de História que está prestes a deixar o local onde mora e o local onde trabalha para partir em busca de novas possibilidades. Antes de partir John compartilha com seus melhores amigos uma possibilidade insondável: seria possível um homem do Alto Paleolítico ter vivido até os dias de hoje, como ele seria e como seria sua vida e, se por acaso, esse homem fosse ele?


9) Moon (2009)


Imagine que em um futuro próximo a humanidade descubra uma fonte abundante, renovável, sustentável e barata de energia. Imagine agora que esta fonte de energia esteja bem perto do planeta Terra: na Lua. Tudo parece perfeito, mas o grande problema abordado no filme de estréia do diretor Duncan Jones ocorre quando os métodos empresariais de captação são revelados, transformando o filme em um misto de suspense psicológico e drama existencial.


10) O Vidente (2007)


Baseado em um conto de Philip K. Dick, o filme narra a trajetória de Chris Johnson (Nicolas Cage), um ilusionista especialista em adivinhações de um cassino em Las Vegas que possui um dom especial: ele pode prever seu futuro em 2 minutos. Por conta disso, ele é recrutado por uma agente do FBI (Julianne Moore) para conter uma ameaça terrorista. Em todo o tempo, o espectador se depara com um futuro possível e a capacidade de uma pessoa  poder alterá-lo. Um filme muito bem conduzido pelo diretor Lee Tamahori e tem um final nada convencional.


Após apontar vários filmes de ficção científica que foram lançados nos últimos 14 anos e que são considerados tão intrigantes, me resta muita expectativa para os próximos filmes que virão e algumas questões tão intrigantes quanto os filmes listados: Por que não há nenhum filme de Steven Spielberg nessa lista? Por que um cineasta que revolucionou o gênero não produziu mais nada significante no contexto de ficção científica nos últimos anos?  O que será que Spielberg anda tramando?

You Might Also Like

11 comentários

  1. Como viciado em Sci fi assisti quase todos o filmes que vc postou. Confesso que esperava um toque maior de realismo em Prometheus, mesmo sabendo que é uma ficção. Interestellar é inovador, trabalha com o conceito de teoria de relatividade e buracos de minhoca. Vai mais além na questão do futuro da humanidade visto que a nossa mãe terra pode estar com os dias contados. Agora um filme que eu não tinha visto falar e gostei foi A outra Terra. Uma ficção cientifica com um toque de drama, gostei muito. Esto escrevendo uma ficção cientifica. Fiz um blog onde posto alguns trechos. Querendo faça uma visita e diga se gostou do que estou escrevendo. As postagens são de alguns trechos. Abraços.

    http://unversosdasideias.blogspot.in/2014/04/rascunhos-de-um-possivel-livro-de.html#.VNM03OdA5OI

    ResponderExcluir
  2. Boa a lista, vi todos, mas discordo do último. Não é bem ficção científica... Presságio (Knowing) ficaria melhor no lugar na minha opinião. Vou deixar minha participação acrescentando a lista abaixo aos já eleitos para as considerações de todos:

    Artificial Intelligence 2001
    K-Pax 2001
    V For Vendetta 2005
    The Mist 2007
    The Andromeda Strain 2008
    Avatar 2009
    The Road 2009
    Rise of the Planet of the Apes 2011
    Cloud Atlas 2012
    Europa Report 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Europa report: Perceberam que este filme é quase um exato capitulo do livro 2010 de Arthur Clarke? No filme 2010 não foi retratada a perda da missão chinesa que se reabastecia na lua Europa, causada por (Expoiler>>>>>>>>>) vida que lá existia.

      Excluir
  3. Faltou incluir Gravidade na sua lista! e o Vidente não é ficção científica mesmo!

    ResponderExcluir
  4. O vidente - é muito ruim...muito ruim, mesmo . Nicolas Cage bancando o tiozão interessado na Jessica Biel....horrível além de não ser SCi-Fy

    ResponderExcluir
  5. Agora deu vontade de assistir todos, principalmente homem da terra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O propósito primordial deste filme é desacreditar a religião, coisa que a ficção científica , que leio desde a década de 70,esta contaminada, infelizmente.As vezes sutilmente as vezes de forma escancarada.Causa estranheza notar o interesse em desacreditar o que dizem não acreditar.

      Excluir
  6. faltou falar do Primer (http://www.imdb.com/title/tt0390384). Muito bom esse filme.

    ResponderExcluir
  7. TODOS LIXOS!!! Em todos os sentidos: roteiros ruins, atores ruins, histórias ruins e, principalmente, todos com aquele toque asqueroso do politicamente correto marxista, onde os brancos são sempre malvados e as minorias a mais pura candura. Vão tomar no c....

    ResponderExcluir
  8. Deveras, Vidente não é ficção científica. Acho que a ficção científica que eu poria entre os top 10 é GATTACA. Se vc não viu, confira!

    ResponderExcluir
  9. alem de bonita voce tem um otimo gosto para filmes

    ResponderExcluir

Será um prazer ler seu comentário. Volte sempre! Mil beijos!!!

Popular Posts

Blogs Brasil

CBB

Eu Sou do CBBlogers

Formulário de contato