blogger moda

Como surgiram as galochas

07:25 Ariana Duarte


Vamos a mais um post de Edy Lopes.

Beijos e não se esqueçam de comentar!



"Curioso imaginar que um calçado tão específico e atual como a  galocha tenha sido “inventado”, há vários séculos atrás, justamente na Amazônia, tão perto de nós. Mas, se a teoria dos especialistas em látex – pelo menos a maioria deles – estiver certa, foi graças aos índios, mais precisamente, a sua dor, que hoje, fazendeiros, crianças e profissionais podem andar por terrenos tão delicados e perigosos, principalmente, em dias de chuva, sem correrem grandes riscos.




Segundo os especialistas, os índios da Amazônia retiravam o látex das seringueiras fazendo cortes na casca das árvores e coletando a seiva branca que escorria, aquecendo esse látex em uma fogueira, num processo contínuo, até obter uma bola de borracha, vendida ou usada em jogos. Tal processo, na opinião dos especialistas, pode ter se tornado tedioso a ponto dos índios resolverem testar outras coisas mergulhadas na borracha, como os próprios pés. O procedimento incluía horas de aquecimento dos pés, cobertos de látex, sobre as fogueiras. O que, certamente, causava dor insuportável à eles, que faziam uma pausa, deixavam o pé e o látex esfriarem e voltavam a esquentá-los.

Através desse método nada simples, supõe-se que eles criaram as primeiras botas provisórias de borracha de que se tem notícia.



O processo de “acabamento” da invenção, porém, só seria concluído séculos depois, quando Charles Goodyear aperfeiçoou a tecnologia amazônica. O futuro descobridor da vulcanização da borracha estudava uma forma desse material resistir a variações de temperatura quando, acidentalmente, derramou uma mistura de borracha, enxofre e branco de chumbo sobre a chapa quente do fogão e verificou que a mistura queimava nas bordas, mas não derretia."


You Might Also Like

3 comentários

  1. Olha que curioso, não sabia nada disso rsrsrs Bjokass
    thatamonteiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso.
    Adorei ter essa informação.
    bjs.
    http://psicosedanina.blogspot.com.br/2015/07/sorteio-de-inverno.html

    ResponderExcluir
  3. oi amada amei sua viista nossa me senti emocionada com ese coments lá
    .
    eu enm sabia sobre as galochas amei saber
    bezossssssss

    ResponderExcluir

Será um prazer ler seu comentário. Volte sempre! Mil beijos!!!

Popular Posts

Blogs Brasil

CBB

Eu Sou do CBBlogers

Formulário de contato