cinéfila Filmes

O PAPEL DO DIABO

08:36 Ariana Duarte

Presente em muitas culturas, a representação do mal em pessoa foi retratada em diversos filmes e séries desde os primórdios do cinema e TV. O termo diabo, derivado da palavra em latim diabolus, cujo significado é caluniador ou acusador possui diversas associações a figuras mitológicas dos mais variados povos e culturas da humanidade: Lúcifer, Hades, Satanás, Plutão, Exu, entre outros. Cada um deles possui uma história e está inserido em um contexto mitológico ou religioso, fazendo com que sejam temidos, odiados e em alguns casos admirados.

A representação artística do diabo está comumente relacionado ao gênero de terror em obras cinematrográficas e séries de TV, ou ao estilo músical heavy metal, mais especificamente ao subgênero black metal. Inegavelmente, existem papéis no cinema e séries de TV que são memóráveis e proporcionaram atuações incríveis de atores que representaram o "coisa ruim".

Listamos, abaixo, os 10 papéis mais icônicos do diabo no cinema e na TV:



1 - O advogado do diabo (1997)
Al Pacino em uma atuação surpreendente no papel de John Milton, dono da maior empresa de advocacia de Nova York e encarnação do diabo. Envolvente, sarcástico, divertido e mordaz, Al Pacino representa a face mais sorrateira do diabo com uma precisão nefasta. Sem dúvidas, o melhor de todos.



2 - Coração Satânico (1987)
Ótimo filme de terror/suspense do diretor britânico Alan Parker que apresenta o ator Robert De Niro no papel do misterioso Louis Cyphre (percebe-se o spoiller no nome), que posteriormente descobre-se que se trata do diabo.



3 - Anjos Rebeldes (1995)
Muito antes de fazer o papel de Aragorn em "O Senhor dos Anéis", o ator Viggo Mortensen despontou no filme "Anjos Rebeldes", representando um Lúcifer raivoso e por mais incrível que pareça, não é o vilão da história.



4 - American Horror Story - Coven (2014)
Papa Legba no vodu haitiano é a representação do dono das encruzilhadas e intermediário entre os espíritos e a humanidade. A série American Horror Story - Coven apresenta Papa Legba (representado pelo ator Lance Reddick) como uma entidade demoníaca sedento por prazeres carnais e espíritos puros, com méritos para atuação de Reddick com Jessica Lange.



5 - Constantine (2005)
O ator Peter Stormare aparece em menos de 15 minutos na adaptação cinematográfica da HQ Hellblazer, mas é o suficiente para roubar a cena e surpreeder no papel de Lúcifer, debutando de pés cheios de lama e um traje branco impecável. Nesse filme, o maior desejo do diabo era levar para o inferno o personagem homônimo do filme representado por Keanu Reeves.



6 - A Bruxa (2015)
Black Phillip é um bode preto assustador ao melhor estilo Baphomet (divindade que possui cabeça de bode, asas negras e corpo de humano) e camufla o demônio. Ele é o responsável pelo tom sombrio e temível do filme "A Bruxa" do diretor Robert Eggers.



7 - Lúcifer (2016)
Entediado de ser o senhor do inferno, Lúcifer deixa seu trono e parte para Los Angeles e abre a boate Lux, demonstrando que pode sim ser uma "boa" pessoa e viver em sociedade. A série da FOX é uma adaptação do personagem da HQ "The Sandman" de Neil Gaiman e apresenta o ator Tom Ellis interpretando Lucifer Morningstar.



8 - Hoje é Dia de Maria (2005)
A minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho conta a história de Maria, uma menina que foge de casa em busca das franjas do mar e em sua viagem se depara com o diabo Asmodeu, que lhe rouba a infância ao enfrentá-lo. Asmodeu é um demônio da cultura judaica e representa a luxúria. Na minissérie, Asmodeu é representado de várias formas: o belo, o brincante, o velho e o mágico. Porém nenhum chama tanto a atenção como o Asmodeu Sátiro, representado por Ricardo Blat.



9 - O Fim dos Dias (1999)
O diabo encarna aleatoriamente em um homem em Nova York e tenta encontrar uma mulher específica capaz de gerar um filho que será responsável por selar o fim dos dias na Teera, ao mesmo tempo em que Arnold Schwarzenegger tenta impedi-lo. O que há de interessante nesse filme? Gabriel Byrne representando o diabo em sua forma instigante, destilando terror e dominação.



10 - Supernatural - 5ª Temporada (2010)
A quinta temporada da série Supernatural apresentou o ator Mark Pellegrino no papel de Lúcifer, que apesar do clichê deu um novo ritmo à série com uma maquiagem muito bem caracterizada, sendo introduzido na série para infernizar (no sentido amplo da palavra) a vida dos irmãos Dean e Sam Winchester.


P.S.: Não é nossa intenção depreciar, difamar tampouco ironizar a crença e religião de outrem. A intenção deste post é listar representações memoráveis e diferenciadas do papel de diabo no cinema e TV. A menção sobre a associação de entidades religiosas e místicas ao diabo refletem apenas o senso comum da sociedade, mas não foram inseridas para discriminar nem para depreciar nenhuma delas.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Ei Ari,

    Ahhhh Supernatural!!!
    Mark Pellegrino no papel de Lúcifer, sem dúvida, é o melhor! ❤
    Bjs

    www.vireimoda.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso muuuuuuito assistir Lúcifer :)
    Dos que eu assisti, meus preferidos são O Advogado do Diabo e Constantine...personagens e atores incríveis.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Ariii, q post mais obscuro amiga! venha pra luz! haha
    Brincadeiras à parte, realmente os vilões estão tendo muito mais destaque em filmes e cada vez mais estão sendo os tops da trama...

    ResponderExcluir
  4. ah! e não tenho filme preferido (credo! misericordia!) masssss achei muito bem feitos o Advogado do Diabo e Constantine... Já Supernatural não tive estomago nem pra continuar a primeira temporada... fiquei com medinho rs

    ResponderExcluir
  5. Em Constantine : lúcifer é acionista nas empresas de cigarro rsrsr. Citação um pouco antes dele oferecer fogo(foto).
    Cinéfila, não esqueça do nosso cinema brasileiro.Além do único que citou, posso lembrar do Belzebu em "Auto da Compadecida", "O Homem que Desafiou o Diabo, 2007" e "A comédia divina".
    Viva a 7ªarte

    ResponderExcluir
  6. Em Constantine : lúcifer é acionista nas empresas de cigarro rsrsr. Citação um pouco antes dele oferecer fogo(foto).
    Cinéfila, não esqueça do nosso cinema brasileiro.Além do único que citou, posso lembrar do Belzebu em "Auto da Compadecida", "O Homem que Desafiou o Diabo, 2007" e "A comédia divina".
    Viva a 7ªarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica! Breve vamos fazer outro post sobre o assunto...

      Excluir

Será um prazer ler seu comentário. Volte sempre! Mil beijos!!!

Popular Posts

Blogs Brasil

CBB

Eu Sou do CBBlogers

Formulário de contato